PREGÃO PRESENCIAL
3. REQUISIÇÃO E MONTAGEM DO PROCESSO
Clique no título para abrir e fechar.
1. Requisição de Materiais 2. Monta Processo (selecionar modalidade) 3. Processo (Elaborar/Incluir) 4. Dados para o Edital (Gerar dados para confecção do Edital, Gerar Quadro Quantitativo, Incluir Edital no LIC) 5. Autoriza abertura (Gerar autorização) 6. Data autorização (informar data) 7. Orçamento – Bloqueio 8. Publicação (Aviso de Licitação) 9. Equipe Pregão (Cadastrar equipe/Login, Senha e Confirmar Senha) 10. Publicação (Dados de Circulação) 11. Equipe Pregão (Liberar Login para acesso via INTERNET) 12. Acessar o Sistema via internet 13. Iniciar Sessão de Pregão 14. Cadastrar Participantes 15. Cadastrar Propostas dos Participantes 16. Lances Verbais 17. Habilitação 18. Recursos (Se houver) 19. Adjudicação 20. Gerar Ata da Sessão 21. Gerar Termo de Adjudicação 22. Incluir Ata e Termo (no servidor - ciasc) 23. Retornar ao LIC 24. Processo (Análise/Julgamento/Recurso) * Se Houver Recurso 25. Processo (Homologação - Gerar Relatório para Homologação) 26. Processo (Homologação) - Se precisar ajustar valores, o sistema irá direto para tela de ajustes. 27. processo (Controle-Publicação/Resultados/Resultado Licitação) 28. Processo (Controle-Publicação/Resultados/Dados Circulação) 29. AF (Gerar/Consultar/Imprimir AF) 30. AF (Cancelamento - Se for o caso) 31. AF (Controle Retirada da AF)
3.1 - SEQUÊNCIA LIC - PREGÃO PRESENCIAL (BASE DE REFERÊNCIA PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA!!!!)
Finalidade: Esta opção permite incluir uma ou mais requisições de compra de material(is).
3.2.1 - INICIAR REQUISIÇÃO
No sistema, já virá o nome do órgão do usuário e requisitantes cadastrados na base de dados. A descrição deve ser complementada, ou seja, neste exemplo temos o GRUPO: “ACERVO HISTÓRICO ” e CLASSE: “ACERVO HISTÓRICO – DIVERSOS”. e o OBJETO é: ACERVO HISTÓRICO – DIVERSOS ALBUNS DE FOTOGRAFIA. (após estas informações posso complementar a descrição expandida).
3.2.2 - MONTAR REQUISIÇÃO
A tela Monta Processo será exibida e o usuário deverá preencher os seguintes campos: Órgão Executor: Selecione o órgão que está promovendo a compra e, automaticamente, o sistema irá informar a Unidade de Licitação correspondente. Para facilitar a seleção de uma requisição na grade “Pendentes”, preencha um ou mais dos seguintes campos: Tipo de Grupo, Período de Pesquisa Requisição e Tipo de Requisição. Sugestão Modalidade: Selecione o tipo de modalidade desejada. Conforme o acumulado e o somatório das compras realizadas, este campo irá disponibilizar as modalidades que poderão ser empregadas no processo. Clique no grupo/classe (EX.: Mobiliário para Escritório) e todos os materiais abaixo deste serão selecionados. Clique no item desejado (EX.:Arquivo de Aço) e apenas ele e o título de grupo/classe serão selecionados. O campo Material Selecionado mostra o código do material selecionado.
3.4.2 - MONTAR PROCESSO / SELEÇÃO E MODALIDADE
Após clicar no botão “Gerar Processo” na tela Monta Processo, o sistema irá exibir a tela de elaboração do mesmo, na qual o usuário deverá preencher os seguintes campos: Tipo Licitação: Este campo vem preenchido com a modalidade sugerida pelo sistema, podendo o usuário modificá-la. Modalidade: Neste campo aparece a modalidade preenchida na montagem do processo, podendo o usuário modificá-la. Se a modalidade for alterada, o sistema irá exibir a seguinte mensagem: Para alterar a modalidade, clique no botão “Sim”, caso contrário, clique “Não”. Sigla/Número/Ano: Estes campos vêm preenchidos pelo sistema, porém o número da licitação será preenchido após ser gerado o Aviso de Abertura do Edital. O usuário irá preencher os campos SEGUINDO UMA SEQUÊNCIA deixando por final a data prevista de publicação: 1- Descrição do Objeto para uso (Edital, Recursos, Avisos, Atas, PORTAL DE COMPRAS...): Descreva o objeto da licitação Ex: Artigos de uso doméstico (AQUISIÇÃO de Artigos. .... ) Se for mais de um objeto (sendo o principal e outros acessórios): AQUISIÇÃO de Artigos de uso doméstico e outros. 2- Número Processo Administrativo: Digite o número do processo administrativo (PROTOCOLO SGPE). 3- Tipo Fornecimento: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema. 4- Cotação: Selecione o tipo de cotação entre as opções: por item, por lote ou por preço global. 5- Responsável pelo processo: Pregoeiro. 6- Moeda: Selecione o tipo de moeda a ser utilizada. A moeda nacional fica pré-estabelecida no campo. 7- Aceita outro cadastro de fornecedor: Deve ter cláusula no edital constando o aceite (PREGÃO ELETRÔNICO SOMENTE CCF - SC). 8- Forma de participação: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema. 9- Forma Contratação: Selecione a forma de contratação entre as opções: AF, Contrato e Contrato e AF. Após selecionar, a tela Forma de Contrato será exibida e o usuário deverá preencher da seguinte forma: Nesta tela, informe os prazos (dias úteis) para assinar o termo de contrato e para retirar a AF (Autorização de Fornecimento), a partir da data de convocação, e por último, digite o percentual de multa a ser aplicado sobre o valor total estimado no caso de recusa de assinatura ou retirada da AF. 10- ÂMBITO Nacional ou Internacional / ADMITE Consórcio ou Subcontratação 11- Mínimo Decréscimo: Selecione o valor de decréscimo entre as opções: Fixo ou Percentual de Desconto. Os exemplos abaixo mostram as telas que serão exibidas: Valor fixo Percentual de Desconto 12- Tipo Lance Verbal: Este campo estará disponível quando o tipo de cotação for por item. O lance poderá ser por valor unitário ou valor total do item. Valor unitário - A compra será definida pelo valor unitário do item. Valor total - A compra será definida pelo produto da quantidade a ser comprada vezes o valor unitário. Datas Prevista Publicação: Digite a data prevista para publicação, devendo ser maior que a data atual (por padrão e conveniência utiliza-se mínimo de 30 dias). Valor fixo Percentual de Desconto 12- Tipo Lance Verbal: Este campo estará disponível quando o tipo de cotação for por item. O lance poderá ser por valor unitário ou valor total do item. Valor unitário - A compra será definida pelo valor unitário do item. Valor total - A compra será definida pelo produto da quantidade a ser comprada vezes o valor unitário. Datas Prevista Publicação: Digite a data prevista para publicação, devendo ser maior que a data atual (por padrão e conveniência utiliza-se mínimo de 30 dias).
3.5 - GERAR PROCESSO
- PADRÃO: decréscimo de 0,01 centavo
Autorização: Esta data será preenchida pelo usuário após GERADA E ASSINADA a abertura da autorização.
- PADRÃO: decréscimo de 0,01 centavo
Autorização: Esta data será preenchida pelo usuário após GERADA E ASSINADA a abertura da autorização.
Na aba Prazo, conforme a data prevista de publicação informada na aba Processo, o sistema irá sugerir data e hora limites para a entrega dos envelopes (documentação/proposta) e ainda, data, hora e local da abertura da sessão. Neste caso, o sistema irá seguir tabela de fases, prazos e feriados, podendo o usuário alterar estes campos. Na seqüência, o usuário deverá informar o prazo de antecipação da entrega e verificar os outros prazos sugeridos pelo sistema (validade da proposta; entrega do material; pagamento da despesa). Para dar continuidade à elaboração do processo, clique na aba Itens.
3.5.1 - PRAZO
Na aba Itens, o usuário deverá observar que a disposição dos itens na grade será de acordo com o tipo de cotação definido na aba Processo (por item, por lote ou por preço global). SELECIONANDO O ITEM/LOTE, você poderá alimentar dados específicos para o item/lote sucessivamente, ou marcar o botão “marcar todos” para todos os itens/lotes. Nestes campos, assinale para cada item se o fornecedor deverá apresentar amostra, prospecto, assistência técnica e documentos adicionais. Prospecto No caso afirmativo, o usuário deverá qualificar /descrever o material. Neste caso, o sistema irá exibir um texto padrão, o mais praticado quando se é exigido prospecto. Se o tipo de cotação for por lote, o usuário deverá numerar os lotes com os itens que irão fazer parte do mesmo, e nomear cada lote. Observe a tela abaixo:
Abaixo, para identificar cada lote, o usuário deverá digitar um texto resumido. No exemplo
No caso afirmativo, o usuário deverá definir o(s) município(s)/estado que ofereçam o serviço em No caso afirmativo, o usuário deverá selecionar os documentos exigidos em tela exibida pelo sistema. Podem ser certificados, alvarás e registros. Ordenar Nº Item Este botão estará disponível, na aba itens, quando a cotação for por lote. Garantia Prazo: Informe, para cada item ou lote, o prazo de garantia, podendo ser em dias, meses ou anos. Clique na opção Todos para registrar a mesma garantia para todos os itens/lotes.
Esta mensagem será exibida se o usuário clicar na opção Todos sem informar a garantia dos itens/lotes Reposição: Informe o prazo (dias) para reposição do material, no caso de fornecimento com defeito. Validade: Informe o prazo de validade (mês/ano) do material, não podendo ser inferior ao estabelecido no edital.
O campo Material Selecionado mostra o código do material selecionado. Frete: Selecione o tipo de frete a ser utilizado. CIF - O pagamento do frete será feito pelo órgão promotor, com recursos do Fundo Rotativo de Materiais (FRM). FOB - O pagamento do frete será feito pelo fornecedor, ou seja, o produto a ser comprado será isento de frete.
Botão “Requisição”: Consulta os requisitantes do item selecionado.
3.5.2 - ITENS
do material
abaixo, o texto selecionado será apagado e a palavra “Cabide” foi escolhida para identificar o lote.Assistência Técnica
Documentos Adicionais
Após o usuário ter efetuado a sequência dos lotes, deverá clicar neste botão para ordenar os itens.
Existem dois tipos: CIF e FOB.
Esta grade apresenta informações sobre o número de parcelas, o prazo, a quantidade, o requisitante e o local. Se o usuário clicar no botão “Município”, o município irá aparecer no início do endereço, passando este botão a se denominar “Local” e vice-versa. Permitindo o usuário selecionar em qual local o material deverá ser entregue. Nos botões e , o usuário poderá adicionar ou excluir locais de entrega e parcelas do pagamento. O campo requisitante já vem preenchido pelo Sistema, não permitindo sua alteração pelo usuário. APÓS PREENCHER OS CAMPOS NAS ABAS PROCESSO, PRAZO E ITENS, CLIQUE NO BOTÃO “INCLUIR”. Se tudo estiver correto, o sistema irá informar que o “Processo foi gravado com sucesso”. Clique no botão “OK” da mensagem.
O PRÓXIMO PASSO DA ELABORAÇÃO DO PROCESSO É CONFECCIONAR O EDITAL.
3.5.2.1- ITENS/Parcelas/Locais