PREGÃO ELETRÔNICO

3. REQUISIÇÃO E MONTAGEM DO PROCESSO

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3.1 - SEQUÊNCIA LIC - PREGÃO PRESENCIAL (BASE DE REFERÊNCIA PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA!!!!)

1. Requisição de Materiais

2. Monta Processo (selecionar modalidade)

3. Processo (Elaborar/Incluir)

4. Dados para o Edital

(Gerar dados para confecção do Edital, Gerar Quadro Quantitativo, Incluir Edital no LIC)

5. Autoriza abertura (Gerar autorização)

6. Data autorização (informar data)

7. Orçamento – Bloqueio

8. Publicação (Aviso de Licitação)

9. Equipe Pregão (Cadastrar equipe)

10. Publicação (Dados de Circulação)

11. Acessar o Sistema via internet (Sessão de Pregão Eletrônico)

12. Acessar o Processo (Menu Negociação)

13. Recebimento de Propostas

14. Abrir Propostas

15. Classificação/Desclassificação das Propostas 16. Iniciar Disputa

16. Habilitação

17. Abrir Item/Lote para Disputa

18. Iniciar Tempo Auto-encerramento para Item/Lote

19. Encerrar Disputa

20. Abrir Item/Lote para Negociação e Aceitabilidade

21. Habilitação (Imprimir CCF – Certificado de Cadastro de Fornecedores)

22. Encerrar Item/Lote

23. Encerrar Etapa de Lances

24. Recursos (fornecedor desiste ou termina o tempo)

25. Encerrar Sessão de Pregão

26. Adjudicação (Pregoeiro)

27. Homologação (Autoridade Competente ou Designado)

28. Imprimir Relatórios (Ata da Sessão Pública; Termo de Adjudicação; Termo de Homologação; Propostas Eletrônicas e Outros)

29. Retornar ao LIC - Processo (Controle-Publicação/Resultados/Resultado Licitação)

30. Processo (Controle-Publicação/Resultados/Dados Circulação)

31. AF (Gerar/Consultar/Imprimir e Controle Retirada da AF)

3.2.1 - INICIAR REQUISIÇÃO

figura 3 2 1

Finalidade: Esta opção permite incluir uma ou mais requisições de compra de material(is).

3.2.2 - MONTAR REQUISIÇÃO

figura 3 2 2


No sistema, já virá o nome do órgão do usuário e requisitantes cadastrados na base de dados.


A descrição deve ser complementada, ou seja, neste exemplo temos o GRUPO: “ACERVO HISTÓRICO ” e CLASSE: “ACERVO HISTÓRICO – DIVERSOS”.


e o OBJETO é: ACERVO HISTÓRICO – DIVERSOS ALBUNS DE FOTOGRAFIA. (após estas informações posso complementar a descrição expandida).


3.4.2 - MONTAR PROCESSO / SELEÇÃO DE MODALIDADE


figura 3 4 2

A tela Monta Processo será exibida e o usuário deverá preencher os seguintes campos:

 

Órgão Executor: Selecione o órgão que está promovendo a compra e, automaticamente, o sistema irá informar a Unidade de Licitação correspondente.

 

Para facilitar a seleção de uma requisição na grade “Pendentes”, preencha um ou mais dos seguintes campos: Tipo de Grupo, Período de Pesquisa Requisição e Tipo de Requisição.

 

Sugestão Modalidade: Selecione o tipo de modalidade desejada. Conforme o acumulado e o somatório das compras realizadas, este campo irá disponibilizar as modalidades que poderão ser empregadas no processo.

 figura 3 4 2 a  figura 3 4 2 b  figura 3 4 2 c

Clique no grupo/classe (EX.: Mobiliário para Escritório) e todos os materiais abaixo deste serão selecionados.

 Clique no item desejado (EX.:Arquivo de Aço) e apenas ele e o título de grupo/classe serão selecionados.

O campo Material Selecionado mostra o código do material selecionado.


3.5 - GERAR PROCESSO

 pe 3 5 gerarprocesso

 

Após clicar no botão “Gerar Processo” na tela Monta Processo, o sistema irá exibir a tela de elaboração do mesmo, na qual o usuário deverá preencher os seguintes campos:


Tipo Licitação: Este campo vem preenchido com a modalidade sugerida pelo sistema, podendo o usuário modificá-la.


Modalidade: Neste campo aparece a modalidade preenchida na montagem do processo, podendo o usuário modificá-la. Se a modalidade for alterada, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:


Para alterar a modalidade, clique no botão “Sim”, caso contrário, clique “Não”.

figura 3 5 a



Sigla/Número/Ano: Estes campos vêm preenchidos pelo sistema, porém o número da licitação será preenchido após ser gerado o Aviso de Abertura do Edital.


O usuário irá preencher os campos SEGUINDO UMA SEQUÊNCIA deixando por final a data prevista de publicação:


1- Descrição do Objeto para uso (Edital, Recursos, Avisos, Atas, PORTAL DE COMPRAS...):

Descreva o objeto da licitação Ex: Artigos de uso doméstico (AQUISIÇÃO de Artigos. .... )

Se for mais de um objeto (sendo o principal e outros acessórios): AQUISIÇÃO de Artigos de uso doméstico e outros.


2- Número Processo Administrativo: Digite o número do processo administrativo (PROTOCOLO SGPE).


3- Tipo Fornecimento: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema.


4- Cotação: Selecione o tipo de cotação entre as opções: por item, por lote ou por preço global.


5- Responsável pelo processo: Pregoeiro.


6- Moeda: Selecione o tipo de moeda a ser utilizada. A moeda nacional fica pré-estabelecida no campo.


7- Aceita outro cadastro de fornecedor: Deve ter cláusula no edital constando o aceite (PREGÃO ELETRÔNICO SOMENTE CCF - SC).


8- Forma de participação: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema.


9- Forma Contratação: Selecione a forma de contratação entre as opções: AF, Contrato e Contrato e AF.


Após selecionar, a tela Forma de Contrato será exibida e o usuário deverá preencher da seguinte forma:



figura 3 5 b          figura 3 5 c

Nesta tela, informe os prazos (dias úteis) para assinar o termo de contrato e para retirar a AF (Autorização de Fornecimento), a partir da data de convocação, e por último, digite o percentual de multa a ser aplicado sobre o valor total estimado no caso de recusa de assinatura ou retirada da AF.


10- ÂMBITO Nacional ou Internacional / ADMITE Consórcio ou Subcontratação

- Datas

 

pe 3 5 item10

Autorização: Esta data será preenchida pelo usuário após GERADA E ASSINADA a abertura da autorização.


Prevista Publicação: Digite a data prevista para publicação, devendo ser maior que a data atual (por padrão e conveniência utiliza-se mínimo de 30 dias).


3.5.1 - CONFIGURAÇÃO DOS PARAMETROS e-LIC

 pe 3 5 1 configuracao

Clicando neste botão, irá aparecer a seguinte tela:



pe 3 5 1 decimal

Casas decimais: Quantas casas decimais o fornecedor enviará sua proposta

Procedência: A proposta terá procedência

Modelo: A proposta terá modelo

Marca: Este campo virá marcado como “Sim” fixo pelo Sistema

Anexo propostas: A proposta terá anexo

Chat: O comum é marcar como “Sim”, para conversação entre o Pregoeiro e os Fornecedores

Requer CCF Atualizado: Este campo virá marcado como “Não” fixo pelo Sistema

Somente ME/EPP: O comum é marcar como “Não”

Indicar Fab./Rep.: O comum é marcar como “Não” na indicação de Fabricante ou Representante (Normalmente para remédios)

Marcar Valor Ref.: O comum é marcar como “Não” para mostrar o valor de referência para os Fornecedores

Tempo Randômico: O comum é usar Disputa com auto-encerramento

Nesta tela, configure os parâmetros para a sessão de pregão, conforme Edital.

3.5.2 - PRAZO

pe 3 5 2 prazo

Na aba Prazo, conforme a data prevista de publicação informada na aba Processo, o sistema irá sugerir as datas e horas limites para a realização da sessão. Neste caso, o sistema irá seguir tabela de fases, prazos e feriados, podendo o usuário alterar estes campos.

Entre o Início e Envio de Propostas, o sistema não permitirá informar menos de 12 (Doze) dias úteis. A data de Abertura da Sessão será de preferência a mesma de Fim do Envio de Propostas.

 

Para a data de Início da Disputa o Pregoeiro deverá se a ter ao objeto de licitação para dar tempo de analisar e julgar as propostas enviadas pelos Fornecedores participantes.

Na seqüência, o usuário deverá informar a validade da proposta, o prazo para apresentação de recursos, o prazo de entrega do item, o prazo de antecipação da entrega e o prazo para pagamento da despesa.


Nesta tela, preencha também no campo Descrição para Licitações-e com o Objeto da Licitação. Esta informação será a que aparecerá na sessão de pregão como o Objeto a ser adquirido.

 

Para dar continuidade à elaboração do processo, clique na aba Itens.

3.5.3 - ITENS

 

figura 3 5 2

 

Na aba Itens, o usuário deverá observar que a disposição dos itens na grade será de acordo com o tipo de cotação definido na aba Processo (por item, por lote ou por preço global).


SELECIONANDO O ITEM/LOTE, você poderá alimentar dados específicos para o item/lote sucessivamente, ou marcar o botão “marcar todos” para todos os itens/lotes.


figura 3 5 2 a

Nestes campos, assinale para cada item se o fornecedor deverá apresentar amostra, prospecto, assistência técnica e documentos adicionais.

Clique na opção Todos para que todos os itens do processo apresentem as alternativas citadas.

Prospecto
do material

No caso afirmativo, o usuário deverá qualificar

/descrever o material. Neste caso, o sistema irá

exibir um texto padrão, o mais praticado

quando se é exigido prospecto.


Se o tipo de cotação for por lote, o usuário deverá numerar os lotes com os itens que irão fazer parte do mesmo, e nomear cada lote. Observe a tela abaixo:


figura 3 5 2 b


Assistência Técnica

No caso afirmativo, o usuário deverá definir o(s)

município(s)/estado que ofereçam o serviço em

tela exibida pelo sistema.
Documentos Adicionais

No caso afirmativo, o usuário deverá selecionar

os documentos exigidos em tela exibida pelo

sistema. Podem ser certificados, alvarás e registros.Abaixo, para identificar cada lote, o usuário deverá digitar um texto resumido. No exemplo abaixo, o texto selecionado será apagado e a palavra “Cabide” foi escolhida para identificar o lote.

Abaixo, para identificar cada lote, o usuário deverá digitar um texto resumido. No exemplo abaixo, o texto selecionado será apagado e a palavra “Cabide” foi escolhida para identificar o lote.


figura 3 5 2 c

 


Ordenar Nº Item


figura 3 5 2 d 

Este botão estará disponível, na aba itens, quando a cotação for por lote.

Após o usuário ter efetuado a sequência dos lotes, deverá clicar neste botão para ordenar os itens.

Garantia

Prazo: Informe, para cada item ou lote, o prazo de garantia, podendo ser em dias, meses ou anos.

Clique na opção Todos para registrar a mesma garantia para todos os itens/lotes.

figura 3 5 2 e


Esta mensagem será exibida se o usuário clicar na opção Todos sem informar a garantia dos itens/lotes


Reposição: Informe o prazo (dias) para reposição do material, no caso de fornecimento com defeito.


Validade: Informe o prazo de validade (mês/ano) do material, não podendo ser inferior ao estabelecido no edital.


figura 3 5 2 g

O campo Material Selecionado mostra o código do material selecionado.


Frete: Selecione o tipo de frete a ser utilizado.
Existem dois tipos: CIF e FOB.

CIF - O pagamento do frete será feito pelo órgão promotor, com recursos do Fundo Rotativo de Materiais (FRM).

FOB - O pagamento do frete será feito pelo fornecedor, ou seja, o produto a ser comprado será isento de frete.


figura 3 5 2 f


Botão “Requisição”: Consulta os requisitantes do item selecionado.




3.5.3.1- ITENS/Parcelas/Locais

figura 3 5 2 1


Esta grade apresenta informações sobre o número de parcelas, o prazo, a quantidade, o requisitante e o local. Se o usuário clicar no botão “Município”, o município irá aparecer no início do endereço, passando este botão a se denominar “Local” e vice-versa. Permitindo o usuário selecionar em qual local o material deverá ser entregue.


Nos botões  figura 3 5 2 1 a  e  figura 3 5 2 1 b, o usuário poderá adicionar ou excluir locais de entrega  e parcelas do pagamento.  O campo requisitante já vem preenchido pelo Sistema, não permitindo sua alteração pelo usuário.


APÓS PREENCHER OS CAMPOS NAS ABAS PROCESSO, PRAZO E ITENS, CLIQUE NO BOTÃO “INCLUIR”. Se tudo estiver correto, o sistema irá informar que o “Processo foi gravado com sucesso”. Clique no botão “OK” da mensagem.


figura 3 5 2 1 c

O PRÓXIMO PASSO DA ELABORAÇÃO DO PROCESSO É CONFECCIONAR O EDITAL.

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