PREGÃO ELETRÔNICO

ETAPA DE DISPUTA

Etapa de Disputa

10.6 - DISPUTA DE LANCES

Para dar inicio a fase de disputa de lances clique no botão “Iniciar Disputa”.

Após iniciado a disputa o Sistema irá exibir a seguinte tela:


pe 10 6

Nesta tela, o Pregoeiro irá selecionar um ou mais itens e clicar no botão "Abrir Item", deixando-os disponíveis, permitindo aos Fornecedores (classificados) cotar o material e estejam conectados no momento possam dar seus lances.

Após o Pregoeiro Abrir o Item/Lote para lance, o Sistema passará o Ícone (no campo Descrição) de pe10 6 1 Fechado para pe 10 6 2 em Negociação.

Pregoeiro poderá abrir para disputa um único item/lote, ou todos os itens/lotes ao mesmo tempo, dependendo do que está estipulado em Edital.  


Em negociação:

Estando o Ícone pe 10 6 2 em Negociação os Fornecedores ficam liberados para dar Lances para o Item/Lote.


Enquanto isto, na visão do Fornecedor o Sistema mostrará (no campo Descrição), se ele está pe 10 6 3Vencendo ou pe 10 6 4 Não está vencendo para um determinado Item/Lote.

 

Auto-encerramento:

Após o término do tempo determinado em Edital para disputa de cada Item/lote, o qual será controlado pelo Pregoeiro, este deverá selecionar o referido Item/Lote e clicar no botão de "Auto-encerramento".

O Sistema mudará o Ícone do Item/lote no campo Descrição para pe 10 6 5 Auto-encerramento.

Este Auto-encerramento levará de zero a trinta minutos (tempo Randômico), permitindo aos Fornecedores continuarem oferecendo lances. Normalmente é durante este período, que os Fornecedores enviam seus melhores lances.


Encerramento do Item/Lote:

Após o término deste tempo de Auto-encerramento, o Sistema mudará o Ícone do Item/lote (no campo Descrição) para  pe 10 6 6 Encerrado.

Após todos os Itens/Lotes pe 10 6 6 Encerrados, o Pregoeiro irá encerrar a Disputa de Lances, bastando clicar no botão "Encerrar Disputa".


Encerramento da Disputa:

Após encerrar a disputa o Sistema irá exibir a seguinte mensagem:


pe 10 6 encerramento


Esta mensagem indica que o sistema vai dar inicio as fases de Negociação, Habilitação e Aceitabilidade. Clique no botão "OK".

A mesma mensagem será repetida para o(s) Fornecedor(es), conectados na sessão.

O Pregoeiro ainda poderá Reabrir um determinado Item/Lote para Negociar novamente, como por exemplo: Preço acima do Termo de Referência.

 

 

Lei 123:

Será aplicada automaticamente pelo sistema no momento da abertura para negociação com o fornecedor vencedor até aquele momento.

 

Exemplo de situação:

vencedor ser uma empresa de Grande Porte, e dentre as empresas seguintes melhores classificadas, tem alguma que é ME (Micro Empresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte) e se alguma desta está dentro dos 5% (cinco por cento) da empresa até o momento vencedora do Item/Lote.

Se tiver estas condições o Sistema aplicará a lei, ou seja, irá liberar automaticamente para o Fornecedor na sua tela, para que o mesmo no prazo de 5 (cinco) minutos, apresente um novo valor, pelo menos em um centavo menor em relação ao vencedor. Se este, neste prazo não apresentar novo lance, o sistema irá verificar se tem mais algum fornecedor de pequeno porte, dando também os cinco minutos. Em não havendo interesse pelos fornecedores contemplados pela lei, o sistema irá permitir ao Pregoeiro dar seqüência na sessão com a negociação do vencedor e encerramento da disputa de lances.

Não tendo Fornecedor com situação a ser contemplado pela Lei Complementar 123 ou o Fornecedor vencedor já for uma ME ou EPP, o sistema irá dar uma mensagem avisando (no Chat) e permitirá que o Pregoeiro de seqüência com a sessão.

Logo após a aplicação da lei 123, o sistema permitirá que se faça a Habilitação dos fornecedores vencedores. Ver Habilitação no próximo tópico.

Após todos habilitados ou Inabilitados prossiga com o encerramento dos Itens/Lotes, para isto, selecione os itens e clique no botão "Encerrar Item".

 

 

Observações:

 

O Pregoeiro deverá primeiro proceder com a Habilitação e somente depois fazer o encerramento dos Itens/Lotes.

 

Pois no caso de Inabilitação de um determinado Fornecedor, o Item/lote deverá está aberto para negociação com o segundo colocado de melhor lance efetuado até o momento.

 

Tendo este que cobrir o lance vencedor ou efetuar um lance dentro do preço no Termo de Referência.